quinta-feira, 5 de junho de 2008

Líderes históricos no orkut

Gosto muito de ler revistas sobre História. Claro que muitas delas me irritam por seu caráter unicamente comercial e que ajudam a propagar idéias ultrapassadas ou incorretas sobre os fatos históricos. Mas acho muito legal todo esse movimento em busca de nossa memória, de nosso passado.

Existem revistas que conseguem juntar a teoria histórica com o bom jornalismo, como por exemplo a revista da Biblioteca Nacional. E é de lá que eu tirei essa matéria. Acho que ela serve para refletirmos muitas coisas, não?

Os líderes históricos no orkut
Há mais de 10 mil pessoas que louvam Hitler nas comunidades. E menos de mil que admiram Churchill. Por quê?

Há cerca de seis anos, dez por cento dos alunos de um colégio de Porto Alegre apontaram Hitler como o personagem histórico que mais admiravam. À época, alguns jornalistas fizeram estardalhaço, outros tantos disseram que o caso não passava de uma peripécia do imaginário juvenil.

Mas gostar de Hitler é apenas uma peripécia juvenil?

Se é ou não, o fato é que mais de 10 mil pessoas participam de comunidades em louvor a Hitler no site de relacionamentos Orkut. Comparado ao total de usuários do site (para lá de 15 milhões), o número é ínfimo. Comparado aos participantes de comunidades que pregam ódio a Hitler e ao nazismo (por volta de 70 mil), o número é pequeno. Porém, sem comparar com coisa alguma, o número é considerável: 10 mil admiradores de Hitler dão calafrios em qualquer espinha!

A Revista de História da Biblioteca Nacional quis saber quais são os líderes históricos mais populares no Orkut. Como há diversas comunidades concernentes às mesmas personalidades, usou-se como referência apenas a maior comunidade de cada um.


A reportagem completa você pode ver na página da própria revista.

De acordo com a revista, esse é o ranking de comunidades de grandes líderes no orkut:

1.Che Guevara (“Ernesto Che Guevara”, 110.613 membros);
2. Hitler (“Adolf Hitler, o gênio do mal”, 7.550 membros);
3. Fidel Castro (“Cuba e Fidel Castro”, 5.812 membros);
4. Lênin (“Lênin”, 5.536 membros);
5. Juscelino
Kubitschek (“Juscelino Kubitschek – JK”, 4.664 membros).

No mínimo intrigante essa lista. Primeiro porque são todos "personagens" do século XX; segundo porque, tratando-se do orkut, que tem 52% de brasileiros, ter apenas um representante do Brasil mostra que estamos "carentes" de líderes; e terceiro porque esse único brasileiro é o JK, que sequer conseguiu eleger seu sucessor, e Getúlio Vargas ficou de fora.

Isso gera um estudo muito interessante do perfil de uma parte da sociedade brasileira. E é muito bom perceber que, pouco a pouco, a academia deixa de lado preconceitos e começa a ver o mundo virtual como objeto de estudo.

Um comentário:

Lola disse...

Oi, Lívia,
Logo que tiver um tempinho maior volto para comentar sobre este post, gostei muito...
Parabéns pelo novo visual do blog, adorei!
Quanto ao seu pedido, consegui colocar uma postagem nova de madrugada, minha tristeza ao ver umas imagens foi maior que o meu sono...
Beijo, moça!